domingo, novembro 16, 2008

O funcionamento de outros sitemas de educação

A senhora ministra da Educação, afirma falaciosamente, que esta avaliação é absolutamente necessária para a qualidade do ensino e para a melhoria dos resultados educativos. Vejamos então, alguns exemplos de sistemas educativos, unanimemente considerados mais eficazes que o nosso.

Alemanha
:
- Os professores são avaliados. Têm, de 6 em 6 anos, uma aula (45 minutos) assistida pelo chefe da Direcção Escolar. Essa assistência tem como objectivo a subida de escalão. Atingido o topo da carreira, acabaram-se as assistências e não existe mais nenhuma avaliação.
- A carreira é única, não existe a categoria de professor titular, nem nada semelhante.
- Não existe diferença entre horas lectivas e não lectivas. Os horários completos variam entre 25 e 28 horas semanais, incluindo reuniões e outras tarefas administrativas.
- As reuniões para efeito de avaliação dos alunos têm lugar durante o tempo de funcionamento escolar normal, nunca durante o período de férias.
- Tanto na Alemanha como na Suíça, França e Luxemburgo, durante os períodos de férias as escolas encontram-se encerradas! Encerradas para todos, alunos, pais, professores e pessoal de Secretaria! Os alunos e os professores têm exactamente o mesmo tempo de férias.
- Nas escolas de Ensino Primário as aulas vão das 8.00 às 13 ou 14 horas. Nos outros níveis começam às 8.00 ou 8.30 e terminam às 16.00 ou, a partir do 10º ano, às 17.00.
Total de dias de férias por ano lectivo: cerca de 80 (pode haver ligeiras diferenças de estado para estado).

Suíça:
Tal como na Alemanha, os professores só têm aulas assistidas durante o período de estágio e para subida de escalão. Durante os períodos de férias as escolas encontram-se, como na Alemanha, encerradas. Os horários escolares são semelhantes aos da Alemanha. No início das aulas os alunos cumprimentam o professor apertando-lhe a mão e despedem-se do mesmo modo. Claro que não há 28 ou 30 alunos numa classe, mas no máximo 22.
O telemóvel tem de estar desligado durante as aulas.
É dada grande importância aos trabalhos de casa. A não apresentação dos mesmos implica descida de nota final.
Total de dias de férias: cerca de 72 (pode haver diferenças de cantão para cantão).

Vencimentos:
Na Suíça um professor do pré-primário no topo da carreira recebe 5.200 francos mensais líquidos (cerca de 3.400 euros), quase o dobro de um professor no topo da carreira em Portugal.

Sem comentários: