sexta-feira, março 21, 2008

Chocante - O Estado da Arte




Imagens originais:





Os números mais recentes sobre a violência na escolas, compilados pelo Observatório da Segurança em Meio Escolar e divulgados no final do ano passado, davam conta de 185 agressões participadas contra professores em 2006/2007. O que quer dizer que, em média, por cada dia de aulas há um docente agredido (o ano lectivo tem cerca de 180 dias de aulas).
E não se pense que estas situações ocorrem apenas nas grandes cidades e nas escolas dos bairros mais problemáticos. Recordo que, ainda à bem pouco tempo, na escola Básica e Secundária do Estreito de Câmara de Lobos, chegou à opinião pública uma situação semelhante. Mas infelizmente estes casos que têm chegado à opinião pública são apenas a ponta desse enorme iceberg que é a indisciplina nas escolas. No mesmo relatório citado anteriormente, são ainda referidas 147 agressões ou tentativas de agressão a pessoal auxiliar. Não esqueçamos que as situações que acabam por ser denunciadas, são normalmente, as muito graves, aquelas onde existe material de prova e aquelas cujas vitimas têm coragem de denunciar, passando em claro muitas outras que por vergonha, medo ou resignação nunca chegam ao ao conhecimento das autoridades e muito menos da opinião pública.
Para finalizar este triste quadro, relembro que, segundo foi noticiado, a mãe da aluna em causa foi chamada à escola e após tomar conhecimento da situação tentou agredir um elemento do Concelho Directivo da Escola... Mais palavras para quê!!!!

Sem comentários: